conecte-se ao deputado

Augusto Carvalho conhece in loco programa desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável

Presidente da Comissão do Meio Ambiente elogia o trabalho feito pela instituição.

Brasília (DF) – O presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Augusto Carvalho (SD/DF), foi convidado para conhecer no último fim de semana o programa desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) no interior do Amazonas.

A organização existe desde 2008 e busca por meio de financiamentos público e privado promover ações de desenvolvimento sustentável, de preservação do meio ambiente e de melhoria de qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas.

O parlamentar ficou surpreso com a organização do projeto e pôde vivenciar in loco como as pessoas daquela região foram beneficiadas. “Ao tempo que são divulgados números alarmantes sobre o desmatamento da Amazônia, são importantes iniciativas como essa, especialmente o Bolsa Floresta – medida adotada em parceria com o governo do Estado que beneficia famílias que moram na região e se comprometem, como contra partida: a participar de oficinas sobre mudanças climáticas e serviços ambientais; a não criar novas áreas de roçado em áreas de floresta primária; e a manter seus filhos na escola”.

Ainda de acordo com o parlamentar, os dados recentes sobre o desmatamento na região reduziram após a implementação do projeto.

“Acompanhei de perto a rotina das pessoas da comunidade Tumbira, que viveu por décadas da retirada ilegal da madeira da floresta e hoje, depois de ter recebido capacitações e de ser sensibilizada pelo programa sobre a importância da redução do desmatamento e degradação florestal, é vista como exemplo no quesito preservação da natureza”.

Prova disso é o dado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que mostra que o desmatamento nas áreas atendidas pelo programa caiu 58% entre 2008 e 2016.

“É muito bom saber que existem pessoas empenhadas em proteger a floresta e, consequentemente, promovem a qualidade de vida dos moradores daquela região”. Afirmou Augusto Carvalho.

Quer conhecer mais sobre o projeto? Acessa a página http://fas-amazonas.org/ e surpreenda-se.

Mais informações
Assessoria de Comunicação deputado Augusto Carvalho (SD/DF)
61-32166533